segunda-feira, maio 07, 2012

Livro "Educação Científica e Cidadania"

A produção e divulgação científica como uma estratégia de formação crítica e cidadã de potenciais pesquisadores. Este é o ponto de partida do novo livro organizado pela professora Maria Aparecida Moura, da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

"Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis" será lançado no dia 11 de maio, na UFMG. Ao longo desse dia, acontece também um workshop voltado para professores e bibliotecários.

Dividida em quatro eixos temáticos ("Educação científica e cidadania", "Metodologias de pesquisa, comunicação e divulgação científica", "Letramentos, leituras e mediações" e "Ciências, tecnologias e práticas colaborativas em ambientes digitais"), a publicação editada pela Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional da UFMG (CPInfo) reúne 21 artigos de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre os papers está "Edição colaborativa na Wikipédia: desafios e possibilidades", um trabalho oriundo da minha tese de doutorado.

Em breve uma A versão em e-book está disponível para download (arquivo.PDF). Acesse também o site com vídeos e outros materiais complementares.

Leia matéria publicada no Boletim da UFMG.

Confira o sumário no documento abaixo: