sexta-feira, abril 27, 2012

Audioslides: produções e relato


Audioslide (ou audioslideshow) é um dos formatos multimidiáticos/ audiovisuais que venho explorando há alguns anos com alunos na disciplina "Jornalismo Multimídia". Nesta semana, novas produções foram publicadas no site hospedado no domínio do curso de Jornalismo da UFV. 

Seguindo a tendência de outros veículos, todos são perfis que, através de fotos sequenciadas e depoimentos em off, revelam emocionantes  experiências pessoas e profissionais de "pessoas comuns" de Viçosa. Os trabalhos em geral estão muito bons, mas não hesito em indicar uma visita às histórias do barbeiro Balbino (foto ao lado), da doceira Luiza, do motorista Jésus, de João Batista, o responsável pelos cemitérios da cidade e de Antônio Maria, que trabalha no setor de gado de leite da UFV.



Por coincidência, no sábado dia 28/04 apresento no XIV Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, em Uberlândia, o primeiro reforço de reflexão sobre essas experiências: o relato "Narrativas audiovisuais/ multimidiáticas na web: a produção de audioslides na graduação em Jornalismo". É um artigo curto e pouco aprofundado, é bom ressalvar, mas importante para inaugurar uma nova fase de reflexões sobre multimídia e audiovisual na web.

2 comentários:

Thiago Araújo disse...

Carlos, assistir a essa nova leva de Audioslides agora e relembrar a época da universidade me deixa muitíssimo feliz. Muita coisa de qualidade e histórias super bacanas aí da cidade.

PS: Logo no início do texto tem a palavra "relevam". Acho que você dizia "revelam", né?!

Carlos d'Andréa disse...

Pois é, Thiago, após três anos de experiência acho que chegamos num ponto bom de compreensão desse formato. Estou cada vez mais interessado nas possibilidades...

Corrigi a grafia, valeu!