sexta-feira, fevereiro 17, 2012

GT Produção de Texto e Edição

"Ensino de produção de texto em Língua Portuguesa: tecnologias e processos de edição" é o nome do GT que eu e a Ana Elisa Ribeiro (Cefet/MG) coordenaremos no II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa

Como bem resumiu a Ana, "Nosso grupo pretende reunir pessoas que trabalhem especialmente o ensino de escrita, o uso de tecnologias para isso, a produção de textos em LP, etc" (veja abaixo a ementa do GT).

Os resumos de 200 a 400 palavras devem ser submetidos até o dia 18 de março através deste formulário.

O evento será na Universidade Federal de Uberlândia entre os dias 30 de maio e 1 de junho de 2012.

Dentre a (enorme) relação de GTs, destaco ainda o grupo sobre "Letramento Digital", que será coordenado pela Carla Coscarelli (minha orientadora de doutorado) e Andréa Lourdes Ribeiro.


Resumo: Neste trabalho, baseando-nos na eterna questão sobre processo e produto na produção escrita, propomos uma discussão sobre o ensino de produção de texto em língua portuguesa. Nosso objetivo é conhecer experiências de ensino de produção textual, em qualquer nível ou modalidade de ensino (presencial, virtual, formal, informal, etc.), que empregue tecnologias (digitais ou não) e/ou processos nelas implicados. São também aceitas discussões de caráter teórico ou analítico, sem preferência por esta ou aquela afiliação teórica, desde que contemplem a análise de exemplos ou a sugestão de atividade, de alguma forma. Resultados de pesquisa acadêmica em produção de textos são bem-vindas. Considerando que, já há vários anos, novas tecnologias afetaram a produção de textos, inclusive na escola (e para a escola), trataremos do emprego de novas tecnologias (especialmente as digitais) para ensino de produção textual (na escola formal ou fora dela) e da maneira como tais tecnologias afetaram os processos de edição do texto, isto é, sua criação e sua revisão, passando também por projetos enunciativos que propõem novas formas de pesquisa, de citação, de construção do texto (como o hipertexto ou a hipermídia), suas relações com outras semioses (multimodalidade) e sua relação com o design e a formatação. Embora nosso foco seja um novo processo de edição de textos, com ferramentas tecnológicas, e as questões de ensino/aprendizagem ligadas a isso, esta proposta de discussão abrange quaisquer trabalhos relacionados ao ensino de produção de texto e ao próprio processo de redação/criação, em escopos como a história desses processos, a educação, a comunicação, entre outros.



Palavras-chave: Produção de Texto; Ensino de Português; Redação; Edição; Novas Tecnologias.

Nenhum comentário: