terça-feira, setembro 30, 2008

ODisco, um site colaborativo para os indies de MG

Estrou no sábado, dia 27 de setembro, ODisco, novo site auto-denominado "o primeiro portal de jornalismo musical colaborativo de Minas Gerais".

Tem esquema básico dos sites colaborativos: o público pode enviar, comentar, votar etc - o material passa por três editores responsáveis pela filtragem do conteúdo. Ainda terá uma "coluna dedicada a grandes nomes ligados à produção nacional", como o jornalista Luiz Cesar Pimentel, que já se apresenta por lá.

Gostei da entrevista do João Donato e do design a la Overmundo, e senti falta de RSS, perfis editáveis dos colaboradores e mais informações da cena local.

Estou na torcida pelo projeto.

segunda-feira, setembro 29, 2008

Police Act Review, ou wikis como ferramenta de e-gov

Estive hoje na palestra de Anthony Williams, o autor de Wikinomics, que esteve em BH a convite do Instituto de Governança Social, ligado ao governo do Estado.

O pesquisador falou sobre a relações entre redes sociais online e a participação popular, especialmente a partir de iniciativas de governo eletrônico, na linha do já badalado e-gov 2.0.

Me limitarei a registrar aqui a pergunta que fiz a mr. Williams. Pedi a ele exemplos de uso da ferramenta wiki a partir do qual tenha sido possível chegar a algum consenso, por exemplo resultando em algum encaminhamento de ordem legal.

Vejo aí um ponto chave dos wikis: a necessidade, ou ao menos a tentativa de se chegar a um consenso sobre determinado assunto, já que uma única página é produzida por inúmeras pessoas. Essa premissa os diferencia dos blogs e outras ferramentas da web2.0, que, embora permitam debates e trocas (através de links, comentários etc), são essencialmente autorais e não demandam uma conclusão, ainda que provisória. Esta característica, ao meu ver, torna os wikis uma ferramenta tão útopica e relevante quanto a própria democracia, e consequentemente fundamentais para governo na perspectiva colaborativa.

Entre os exemplos citados por ele, um me chamou a atenção: o Police Act Review.

Entre 2006 e 2007, a polícia da Nova Zelândia abriu um wiki para coletar sugestões de modernização das regras de conduta da corporação, cuja versão anterior datava de 1958.

Foram definidos oito temas (Principles, Governance and accountability, Employment arrangements, Community engagement , Powers and protections, Relationships, Administration e Conduct and integrity) que, a partir de perguntas propostas pela instituição, foram discutidos em média por seis meses, especialmente por grupos organizados. A discussão foi balizada por Princípios de Consulta e Participação e contou com 220 respostas de 132 diferentes participantes.

A consulta resultou no documento Policing Directions in New Zealand for the 21st Century e no novo Policing Act 2008, que entra em vigor no dia 01 de outubro.

Para os interessados, há um paper que registra o processo e seu condução: Perspectives on policing: An analysis of responses received on the Police Act Review Issues Papers.

É inevitável observar que os direcionamentos iniciais e a edição final organizada pela própria polícia diferenciam bastante a iniciativa da proposta de uma Wikipédia, por exemplo, o que não tira em nada o mérito do projeto.

Instigante mesmo seria ver uma instituição brasileira, ainda mais da área de segurança pública, propor algo semelhante...

quinta-feira, setembro 25, 2008

Cobertura colaborativa da chuva de granizo em BH

Há algumas semanas publiquei um post comentando a cobertura do portal UAI no incidente que culminou com o suicídio de um estudante na Faculdade de Letras da UFMG. Uma das críticas registradas foi a falta de integração entre o conteúdo enviado pela colaborado e o material produzido pela equipe do site.

É legal perceber um avanço algumas semanas depois. Na quarta, dia 17, uma forte chuva de granizo atingiu BH e região metropolitana e causou estragos de grandes proporções. Além de cenas ótimas, que nenhuma equipe jornalística conseguiria registrar.

Em pouco tempo começaram a chegar à redação e-mails com vídeos produzidos por usuários em diferentes locais da cidade (sim, o material chegava por e-mail, já que a seção colaborativa não está 100% implementada). Segundo a jornalista Valéria Mendes, editora repórter do site da TV Alterosa, "foram tantos (e-mails) que a redação parou por umas 2 horas, ninguém conseguia atualizar conteúdos". Ao todo, nem um terço do material recebido foi usado (decisão interessante não sobrecarregar o usuário com informações redundantes).

A cobertura rendeu:

- uma página foi editada e atualizada com informações apuradas pelo portal e ilustrada por vídeos selecionados. Esta página está linkada com
- outra página só com os vídeos filtrados, alguns deles os mesmos publicados na página acima.
- uma versão editada dos vídeos veiculada no Jornal da Alterosa 2ª Edição, no fim da tarde

Estou elogiando, mas também vou criticar : as galerias de imagens com fotos do acontecimento em Contagem e Betim , pelo modo como exibem os créditos, aparentam ter sido montadas com imagens da equipe do portal. Mas pela diversidade de fotógrafos e qualidade um tanto amadora de muitas fotos, tenho a nítida impressão que arquivos de usuários estão misturados aí.

segunda-feira, setembro 22, 2008

(BH) Autor de "Wikinomics" debate Redes Sociais e participação pública

O canadense Anthony Willian, autor do livro "Wikinomics - Como a Colaboração em Massa pode Mudar seu Negócio" é um dos convidados dos seminários que o Fórum de Estudos de Governança Social promove na próxima semana em BH.

Willian falará sobre “O papel das Redes Sociais como ferramenta da participação pública nos governos” no dia 29 de setembro, segunda. Outro convidado é o sociólogo italiano Domenico de Masi, que no dia 30/09 debate sobre “a Participação da Sociedade nos Governos e Controle Social”.

As palestras são gratuitas e inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 2535-0028 ou pelo e-mail forumdeestudos@cemais.org.br. Mais informações no site do Instituto de Governança Social.

quinta-feira, setembro 18, 2008

Evidosol, um encontro via chat

Já participou de um evento acadêmico "totalmente em ambiente digital e sincrônico"?

Há dois anos "estive" no Congreso Online do Observatorio da Cibersociedade, mas as discussões aconteceram basicamente através de um fórum vinculado aos artigos.

Evento síncrono, com debates "ao vivo", ainda não. Mas já estou inscrito para III Encontro Virtual de Documentação em Software Livre – EvidoSol_3.0 2008, que acontece em novembro.

O tema inicial é um pouco restrito, mas há espaço para trabalhos sobre Jornalismo na Internet, Blogs e Wikis, Estudos de Hipertexto, Ensino na Internet, entre outros.

O prazo para submissão de resumos é 30 de setembro. Nos dias 19 e 21 de novembro, acontecem as discussões via chat. A integra das conversas ficará disponível posteriormente, como nos arquivos das duas edições anteriores.

A organização é do projeto Texto Livre, grupo de pesquisa da Faculdade de Letras da UFMG coordenado pela professora
Ana Cristina Fricke Matte.

Parece uma boa aposta frente ao tédio que tantas vezes predomina nos eventos presenciais.

segunda-feira, setembro 01, 2008

A caminho do Intercom em Natal

Na quarta-feira sigo para Natal, onde participo do 31º Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O bom e velho Intercom, cada vez maior, mais confuso e, espero, mais interessante.

Na sexta à tarde apresento no NP Tecnologias da Informação e da Comunicação o artigo Wikipédia como espaço de interações e a redação coletiva de artigos sobre o vôo TAM 3054 (PDF). Trata-se de uma versão acadêmica e muito mais bem resolvida de um estudo de caso que comecei a desenvolver numa palestra em BH. A rigor, é um pré piloto das análises que pretendo desenvolver no doutorado.

Estarei na mesa Cooperação e Conflito no Ciberespaço, coordenada pelo Fábio Malini (UFES) e que contará ainda com os colegas e artigos abaixo.

Vários PDFs já estão salvos para leitura e espero comentá-los (numa atualização deste post ou em outro) em breve. De repente vou até animar de twittar por lá.

Já estou sentindo a brisa da capital potiguar...

Modelos de colaboração nos meios sociais da internet: uma análise a partir dos portais de jornalismo participativo
fabio malini(UFES)

Os conflitos na construção de inteligência coletiva no espaço virtual: auto-organização, relações hierárquicas e as tensões na Wikipédia
Aline de Campos(UFRGS)

Wikipédia como espaço de interações e a redação coletiva de artigos sobre o vôo TAM 3054
Carlos Frederico de Brito d'Andréa(UNA) UFV

Produção colaborativa na rede: um olhar sócio-cultural
Filipe Barros Beltrão(UFPE)

Estratégias de persuasão nos meios digitais: construindo um caminho de problematização (a partir da perspectiva da violência simbólica)
César Steffen(UCS)

Conflitos ambientais no Rio Madeira
Claudio Luis de Camargo Penteado(UFABC)