terça-feira, abril 29, 2008

(BH) Luis Nassif no SJPMG

"A internet e o jornalismo alternativo" é o tema do debate que acontece no dia 06 de maio, às 19h30, no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.

Se você está fora do planeta nos últimos meses, saiba que Nassif, além de manter seu blog, está escrevendo um dossiê sobre a revista Veja.

Por isso, o papo promete ser quente.

O SJPMG fica na av. Álvares Cabral, 400 - Centro.

A dica vem do recém-lançado Mercado Web Minas.
Seja bem-vindo, Marcelo.

terça-feira, abril 15, 2008

(BH) Mostra de Design

A quarta edição da Mostra de Design já começou e, até o dia 25 de abril, promove eventos diários no Café com Letras.

A programação inclui palestras e seminários, sempre às 19h30, e mostra da obra e reflexões sobre o processo criativo de vários designers.

No dia 24, quinta, estarei por lá como curador do seminário Design em Hipermídias, que terá como convidados Gustavo Timponi (Sapien Interactive), Herbert Rafael (3bits Estúdio Criativo/UFMG/UNA) e Marília Bergamo (UNA/UFMG).

Tudo com entrada franca.

quinta-feira, abril 10, 2008

O Binóculo agora Offline

A revista eletrônica O Binóculo expande seus planos de dominação do mercado editorial e acaba de lançar uma versão (literalmente) Off-Line.

Trata-se de um pdf com diagramação especial e contendo as principais matérias do site e colaborações exclusivas.

A edição zero conta com um texto meu: Pensando em Caixa Alta.

Baixe o pdf, ponha o notebook no colo, um copo de café ao lado e aproveite o material...

segunda-feira, abril 07, 2008

Livros de jornalismo com desconto

Em comemoração ao dia do Jornalista, a editora Contexto está dando um desconto de 30% no catálogo de livros sobre jornalismo.

A ação vai até 13 de abril, domingo.

Mais informações no JW.

sexta-feira, abril 04, 2008

(BH) Debate Hipertexto e Desconstrução

O projeto A Tela e O Texto, da Fale/UFMG, convida para o debate Hipertexto e Desconstrução: estratégias de leitura.

A expositora é Miriam Mansur (Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa pela FALE/UFMG) e a debatedora, Angelina Maria Ferreira de Castro (Mestre em Teoria Literária pela Faculdade de Letras da UFMG).

O evento será no dia 11 de abril sexta, des 18h às 20h, na sala 3053 da Faculdade de Letras (campus Pampulha). Mais informações pelo e-mail forumdeensinodeleitura@gmail.com.

quinta-feira, abril 03, 2008

(BH) Vaga para redator do site do Palácio das Artes

Mais uma dica da lista WebjornalistasBH: Sérgio Rosa manda avisar que estão contratando um jornalista para a vaga de redator do site do Palácio das Artes.

Currículos para editor@fcs.mg.gov.br.

(Fui editor da versão antiga do site nos idos de 2003 e 2004 e recomendo a experiência)

JOL em concursos públicos

Via lista WebjornalistasBH, Marcelo Sander levantou a bola: o jornalismo online, em suas diferentes vertentes, foi tema de três das 30 questões da prova sobre jornalismo no concurso para a ALMG, realizado no domingo, dia 30 de março.

Quantas questões você acertaria? Deixe um comentário...
Daqui um tempo revelo o gabarito por lá. Veja as respostas.

P.S. - O concurso vai selecionar jornalistas para os cargos de Assessor de Imprensa, Editor de Texto de TV, Produtor de TV, Repórter de Rádio e Repórter de TV. Faltaram umas vagas pra Jornalismo online, não?

1. O desenvolvimento do webjornalismo ou jornalismo online vem produzindo mudanças na prática jornalística, em especial, no processo de pesquisa e apuração de informações.

Em relação a esse processo, é INCORRETO afirmar que:

a) a apuração jornalística passa a demandar o uso de ferramentas para análise e interpretação de grande volume de dados.

b) a cresccente disponibilidade de dados aumenta a necessidade da verificação e checagem de informações.

c) o aumento das bases de dados digitalizadas simplifica a definição das fontes a serem utilizadas na produção jornalística.

d) os conteúdos produzidos por usuários da rede se tornam uma fonte importante para coleta e processamento de informações.

2. A crescente participação dos usuários tem sido indicada como uma das características marcantes na expansão e desenvolvimento da web, com repercussões também no universo da comunicação institucional.

Todas as seguintes afirmativas indicam práticas colaborativas características da chamada "web 2.0" na comunicação institucional de uma casa legislativa, EXCETO:

a) a página web disponibiliza ferramentas que permitem ao público enviar para os editores comentários sobre os conteúdos publicados.

b) a página web dispõe de canais para compartilhamento e publicação de conteúdos propostos pelos cidadãos acerca do trabalho da instituição.

c) o noticiário no site institucional inclui conteúdos gerados por usuários e fóruns abertos para proposição de matérias.

d) o site da TV legislativa permite que os usuários escolham, avaliem, proponham e disponibilizem produções acerca do trabalho legislativo.

3. Analise as seguintes afirmativas sobre as características do jornalismo online ou ciberjornalismo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A natureza multimídia não permite que a produção jornalística tenha grandes volumes de texto.
( ) Cada relato jornalístico pode apresentar estrutura hipertextual própria para organização da informação.
( ) Nas estruturas textuais lineares, os blocos de texto têm um ou mais eixos de ligação.
( ) Os produtos jornalísticos podem ser híbridos com características de base de dados, fóruns públicos e bibliotecas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

a) VFVF
b) FVVV
c) VFFV
d) FVVF

quarta-feira, abril 02, 2008

(BH) Eugênio Bucci no Sempre um Papo


Na terça, dia
15/04, o jornalista Eugênio Bucci lança em BH o livro “Em Brasília, 19 horas” , em que relata sua experiência como presidente da Radiobras durante o primeiro mandato de Lula.

Em suma, Bucci fez a estatal de comunicação deixar de ser um elefante branco para tornar-se um exemplo de adaptação às novas mídias e ao jornalismo de caráter público. Uma revolução.

Para conhecer algumas de suas idéias , recomendo a série de artigos "A imprensa e o dever da liberdade – A responsabilidade social do jornalismo em nossos dias", publicados no Observatório da Imprensa.

O evento do projeto Sempre Um Papo será às 19h30, no auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1.200 – Santo Agostinho), com entrada gratuita. Pede-se doações de livros para as bibliotecas comunitárias.