quarta-feira, outubro 31, 2007

A Cauda Longa da TV (via internet)

Juarez Queiroz, diretor do portal Globo.com: apenas 5% do conteúdo do Globo.com geram 80% dos acessos do portal (ponto para a teoria da Cauda Longa). Por questões legais e de audiência, a emissora não pretende apostar em transmissão ao vivo, via web, dos eventos esportivos das TVs aberta e fechada.

Chris Deering, do portal de distribuição de vídeos Jalipo: a revolução da internet é a possibilidade de ter um público menor, com custo mais baixo. “Distribuir conteúdo por satélite tem um custo fixo, não importa para quantas pessoas esse conteúdo seja distribuído. Na Internet, o custo de distribuição é variável”. E coloca em xeque a tese de Queiroz, apontando mercado para o conteúdo ao vivo: “há mais de 10 milhões de fãs de vôlei na Europa, mas virtualmente nenhuma transmissão comercial na televisão”.

Ambos foram palestrantes do Congresso TV 2.0, que acontece em SP.
Mediante cadastro, vale acompanhar a cobertura da Tela Viva.

Leia também o post IPTV x TV Digital.

terça-feira, outubro 30, 2007

(BH) 2º Seminário sobre TV Pública na Era Digital

Nesta quarta-feira, dia 31/10, o evento promovido pela Rede Minas recebe a professora e pesquisadora Regina Mota, da UFMG.

O encontro será das 10h às 13h, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Mais informações e inscrições no site da emissora.



Sarkozy: mais um político abandona entrevista

Irritado pelo agendamento de uma entrevista em um dia de agenda apertada, o presidente francês começou xingando publicamente seu assessor de imprensa. Irritado, chamou o evento de “uma estupidez geral”.



Ao ser perguntado pela jornalista Leslie Stahl, do canal CBS, sobre o divórcio com sua ex-mulher, Cecília, levantou-se e foi embora. Restou à jornalista perguntar: "o que nós fizemos?".

O vídeo abaixo, uma edição posterior da própria CBS, não mostra o que ela teria feito; exibe “Sarko, L’Américain”, como é conhecido o presidente, "apelando".



Ainda sobre políticos e jornalistas, leia o post Noticiabilidade discutida ao vivo em Portugal, que mostra o político Santana Lopes reduzando-se a continuar uma entrevista para o canal Sic Notícias após a interrupção para um "ao vivo" com um técnico de futebol.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Nokia e Reuters investem no Jornalismo Móvel

Não basta um smart phone ou outro dispositivo de última geração para captutar, tratar e enviar informações numa cobertura remota. Pensando nisso, a agência de notícias Reuters e a fabricante de celulares Nokia criaram a Mobile Journalism Toolkit, que inclui, além do aparelho da série N95, um teclado portátil, microfone direcional, tripé, uma bateria recarregável Power Monkey, com recarregador solar, e um gerenciador de conteúdo que permite atualizações pelos dispositivos móveis.

Os resultados de algumas coberturas, como da Semana de Moda de Nova York, podem ser vistos no site da Reteurs. A qualidade, como esperado, não é lá grande coisa.

Matt Cowan, repórter da Reuters, em declaração reproduzida pelo blog PDA, do The Guardian, destaca a empolgação dos entrevistados ao serem entrevistados apenas com um celular e como a miniaturização deixa de intimidá-los. Sobre as possíveis aplicações, Cowan faz uma aposta interessante: "It has the potential to capture more everyday life".

Dica do blog Jornalismo Móvel e mr. HRafael.

Atualização 25/10 - Chamar a Nokia de "fabricantes de celular" é como reduzir o Google a um site de buscas. Para entender o que está por trás de uma empresa de equipamentos que se alia a uma agência de notícias, vale ler a reportagem A Nokia quer ser Pop, da revista Época Negócios.

terça-feira, outubro 23, 2007

O desafio dos jornalistas é...

Fruto de recentes experiências, eis uma constatação simples: o desafio dos jornalistas neste início de século XXI não é, como ainda se vai ouvindo, o de dominar as ferramentas para uma produção multimédia de conteúdos (...) O desafio actual é a interacção constante com uma audiência activa, com voz audível (a blogosfera é dos principais microfones), frequentemente crítica e, às vezes, escrutinadora do trabalho apresentado.


João Pedro, no blog Engrenagem, argumenta porque.

Numa rápida leitura, concordo, mas acho que as demandas vão além. Um grande desafio, anterior à conversa com o público, é alcançá-lo e ser ouvido por ele. Algumas questões ultrapassam o trabalho individual do jornalista (depende de decisões editoriais e tecnológicas da instituição, por exemplo), mas outras dependem da concepção de notícia e dos critérios de noticiabilidade adotados pelo profissional.

É preciso ser relevante para conquistar a atenção e confiança.
Mas para moldar o tema desta conversa, é claro, conversar com público ajuda, e muito.

O que você acha?


Links for 2007-10-22 [del.icio.us]


sexta-feira, outubro 19, 2007

(BH) Teia 2007 - Oficina Jornalismo Cultural

Nos dias 03 e 04 de novembro, a Oficina de Jornalismo Cultural Independente – TEIA 2007 vai qualificar os integrantes para uma cobertura escrita e audiovisual do encontro nacional dos Pontos de Cultura, que acontece em BH na semana seguinte. Debates e "ativações" compõem a programação (clique na imagem abaixo).

Segundo o site 100canais, a idéia é "realizar uma cobertura com reportagem compartilhada, escrita e em audiovisual, em plataforma pública, com aplicação de software livre e com conteúdos disponibilizados sob licença flexível para permitir novas propostas de compartilhamento no conceito de web 2.0". Esta cobertura acontece em duas vertentes: através dos editores da agência de notícias e de blogs, vlogs e fotologs dos colaboradores.

Os interessados devem pleitear uma vaga através do formulário de inscrição.

quarta-feira, outubro 17, 2007

Web-documentário sobre o Haiti

Bon bagay Haiti (gente boa, em creoule) é um web-documentário sobre a vida de três moradores da favela Cité Soleil, divulga o André Deak. A versão original em flash pode ser vista no site da Agência Brasil, responsável pela produção.

Este tipo de produção tende a se popularizar, principalmente pela simplificação técnica possibilitada por sites como o Slide.com.

A locução e trilha sobre fotos lembram produções já comuns nos EUA, como os compilados no site Interactive Narratives. Vale ainda visitar o blog do Rodrigo Savazoni, que disponibilizou links que um Curso de Informação Interativa preparado por ele.

Que tal ser um analista de comunidades?

Novos postos de trabalhos estão revelando o perfil do comunicador que trabalhará no ambiente web daqui pra frente. Primeiro foi o jornal inglês The Guardian, que anunciou um cargo de gestor de palavras-chave, a ser preenchido por alguém com experiência em Ciência da Informação e projetos editoriais.

Agora é o Estadão quem abre uma vaga pouco comum: analista de comunidades. O contratado, segundo Ana Lucia Araujo (que trabalha lá), deve "promover e monitorar conteúdo gerado por usuários. um trabalho típico de web, mas tb com bastante espaço para quem tem boas idéias e sacadas de pauta".

Seguem as informações completas:

MISSÃO

Contribuir para a coordenação da área de comunidades do Portal;

PRINCIPAIS DESAFIOS

Manter constante o contato entre a equipe do Portal e os líderes de comunidades;

Implantar formas de fomentar a participação de usuários nas comunidades do Portal

Estar atento para relevância dos conteúdos gerados pelas áreas comunitárias e propor sua promoção nas áreas editoriais
Ficar atento aos temas mais candentes e facilitar a aglutinação de usuários que compartilham o mesmo interesse

PRINCIPAIS DIMENSÕES DO CARGO

Inicialmente ajudará a coordenar uma equipe de estagiários.

Será responsável no dia a dia pelo bom andamento das comunidades do Portal, que são fundamentais para o sucesso do projeto.
Será uma interface importante com o usuário do Portal

QUALIDADE TÉCNICA
Agilidade
Criatividade
Percepção aguçada
Jogo de cintura para lidar com o público
Cumprimento das tarefas
Relevância do conteúdo das comunidades
Índice de atualização das comunidades
Conteúdo das comunidades com o mínimo de transgressões às regras do Portal

CONHECIMENTO
Superior completo, em Comunicação

CONTATO

E-mails com CV para: renata.passadore@grupoestado.com.br

colocar no assunto da mensagem ANALISTA DE COMUNIDADES

terça-feira, outubro 16, 2007

A visão dos estudantes 2.0

O que pensam e o que fazem os alunos atuais, usuários intensos de mídias e da web2.0?

O recado dado por eles é um desafio para os professores: entendam e adequem-se à cultura emergente ou continuaremos não nos entendendo.

Novo vídeo produzido pelo grupo de Etnografia Digital da Kansas State University - o mesmo que produziu o já clássico de The Machine is (us)ing us.

Via Tiago Dória Weblog.



segunda-feira, outubro 15, 2007

Blog Action Day e a Coleta Seletiva em BH


É hoje o Blog Action Day (Dia de Ação dos Blogs), que todo dia 15 de outubro procura mobilizar a blogosfera em torno de uma tema. Em 2007, trataremos de "meio ambiente".

Pelo escopo do blog, eu poderia denunciar a quantidade de lixo tecnológico gerado a cada dia, propor uma redução no consumo de energia dos monitores etc, mas prefiro falar sobre a coleta seletiva em BH.

Há pouco mais de um ano "oficializei" minha adesão à coleta seletiva comprando as lixeiras separadas para cada resíduo e me policiando diariamente para separar papel, plástico (como usamos plástico!), vidro e metais.

Não é uma tarefa fácil, principalmente porque não depende só de você. O mais complicado é a entrega do material para os responsáveis pela reciclagem. Em BH são poucos as áreas residenciais em que o caminhão recolhe o lixo (a maioria na regional Centro-Sul).

A opção passa a ser um dos Locais de Entrega Voluntária (LEV) criados pela Prefeitura, que não são muitos e, em alguns casos, ficam às moscas, sem recolhimento periódico, gerando acúmulo de lixo e mau cheiro. Um dos pontos mais nojentos, situado na rua Caratinga, ao lado do Carrefour Bairro, no Anchieta, acabou sendo desativado, para sorte dos moradores e transeuntes.

Para mim não é um grande problema: aproveito o fim de semana, pego o carro, gero um pouco de CO2 e vou até o LEV mais próximo. E quem não tem carro e mora fora das regiões tradicionais da cidade?

Reciclar torna-se um esforço pela coletividade que não compensa o esforço individual.

A cidade que abriga a Asmare, um dos programas de reciclagem mais respeitados no mundo, merece mais (p.s. - inacreditável o site oficial da Associação estar fora do ar!).

Atualização em jan. 2008 - Desde o fim do ano passado, a Coleta Seletiva acontece porta a porta em "mais 30 bairros de BH, atendendo a mais de 130.000 domicílios", inclusive o meu. Aparentemente tem funcionado bem.


Links for 2007-10-14 [del.icio.us]

  • The Structured Web - A Primer
    Among the evolving aspects of the new web are Semantics, Attention (Implicit Behavior) and Personalization. Regardless of what we are decide to call this next web, the information in it is going to be more meaningful, more automatic, and more tailored to

sexta-feira, outubro 12, 2007

Links for 2007-10-11 [del.icio.us]

  • Mobile Active 2007 Conference - Home Page
    MobileActive07 convenes people from all over the world using mobile phones in their social change work. MobileActive07 is held at MobileFest, the world's foremost mobile art and culture festival. MobileFest is hosting MobileActive07 in Sao Paulo, November

quarta-feira, outubro 10, 2007

Clicky, estatísticas a la web2.0

Estou há uma semana usando um novo serviço de monitoramento das visitas ao blog e já posso afirmar: o Clicky é simplesmente sensacional.

Alguns motivos:

- A interface é totalmente intuitiva, muito mais simples que todos que conheço, inclusive o Google Analytics. Comparar com Webtrends e afins, nem pensar: o Clicky é uma solução limitada mas plenamente satisfatória para blogs e sites de pequeno porte.


- Permite acompanhar não apenas o número de visitas, tempo de permanência, ip, browser, resolução de tela, sistema operacional etc, mas ainda as ações do usuário, isto é, se ele clicou em alguns dos links indicados no site ou baixou algum arquivo.

- É possível receber via RSS o total de visitas por dia, as buscas que culminaram em page views, de que links externos seus visitantes chegam e em que cidade eles estão.

- Se seu RSS é gerado via FeedBurner, é possível monitorar quantas pessoas leram o blog diariamente através do feed.

Os poréns:

- Um bug aparente é na indicação de alguns pontos no Google Maps. Este blog estaria recebendo, por exemplo, constantes visitas de algum residente em algum lugar entre as cidades de Guarantá do Norte e Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso (tem alguém aí dessa região?). No mapa geral, o ponto não aparece.

- O serviço é gratuito para até 1.000 pageviews/dia.

- Não tem um dos serviços mais interessantes do Google Analytics, a possibilidade de acompanhar a conversão de visitantes, isto é, se o usuário efetuou os cliques esperados para, por exemplo, efetuar uma compra. No caso de um blog, é um recurso pouco relevante, já que habitualmente não há conversões mais complexas a serem feitas.

- É viciante.

Foto: Lapinha da Serra


Paredão que cerca a Lapinha, upload feito originalmente por carlosdand.

Adiantei o feriado de 12 de outubro e fui atrás de umas da mais comentadas vilas da Serra do Cipó: Lapinha da Serra.

Nesta foto, o paredão que cerca a vila, sem as inúmeras quedas d'água, já que há mais de dois meses não chove na região.

Veja outras no Flickr.

sexta-feira, outubro 05, 2007

BlogCampMG em novembro


O BlogCampMG acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no espaço Oi Futuro (av. Afonso Pena, 4001). Os interessados devem se inscrever via internet, já que as vagas (e o espaço) são limitados. Enquanto isso, participe da lista de discussão BlogCampBH e ajude a atualizar o wiki sobre o evento.

O Blogcamp é uma "desconferência" no modelo Barcamp adotado em vários países, o que significa que não há palestrantes ou temas pré-definidos para debate. As pessoas se encontram no data marcada, organizam-se em grupos de interesse e conversam sobre o tema escolhido (e evidentemente, registram tudo em fotos, vídeos, posts, microposts etc).

No Brasil, aconteceu em São Paulo e Florianópolis e ainda este ano deve rolar também no Rio, Fortaleza e Curitiba.

quinta-feira, outubro 04, 2007

(BH) Palestra Democracia Digital

O professor Wilson Gomes (UFBA) ministra a palestra Legislativos Online e os Requisitos da Democracia Digital no dia 15 de outubro, às 19h, no auditório da Escola do Legislativo (Av. Olegário Maciel, 2.161).

A partir do modelo de democracia participativa, será apresentado um estudo comparativo de parlamentos online de dez países. Público externo pode inscrever-se até 10 de outubro pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br

quarta-feira, outubro 03, 2007

Faltam 2 meses para a TV Digital...

... e a emissoras de TV e fabricantes de equipamentos anunciam para esta quarta, dia 03, a estréia de uma campanha divulgando para o grande público o início das transmissões, prevista para 02 de dezembro em São Paulo. Ironicamente, está disponível no YouTube num versão bem low definition, gravada de um monitor:



O DTV, site oficial da indústria de radiodifusão, procura esclarecer dúvidas técnicas e conceituais.

As funcionalidades e os preços do set-top box (conversor que adapta o sinal digital a aparelhos analógicos) continuam indefinidos. Parece certo que nenhuma versão virá com o middleware Ginga, o que significa que não teremos "interatividade" remota no início das transmissões.

Cada fabricante deve lançar mais de um modelo: a Semp Toshiba, por exemplo, terá um set-top box que custará em torno de R$ 700 (apenas para melhorar a imagem da TV aberta) e um avançado, com recepção em alta definição e outras vantagens, que pode chegar a R$ 1000. Segundo Lourival Kiçula, presidente da Eletros (entidades de fabricantes eletroeletrônicos), "a idéia é ter um equipamento mais barato possível, mas as boas surpresas devem ocorrer só após o quinto ou sexto ano de produção", ao contrário das previsões otimistas vindas do Ministério das Comunicações.

Enquanto isso, as lojas estão desovando em promoções aparelhos de plasma e LCD com resolução abaixo da prevista para a TV Digital. São "barganhas" de R$3.000 a R$4.000 que rapidamente estão obsoletas frente à TV Full HD, relata matéria do Valor Econômico.

Daniel Castro, colunista da FSP, em podcast (arquivo mp3) publicado nesta terça, relata uma sessão especial, em alta definição, do primeiro capítulo da novela Duas Caras e discute como a imagem detalhada vai dar muita dor de cabeça aos maquiadores e atores com rugas que os softwares já não conseguem disfarçar...

Tendências de comunicação com jovens

Estudo apresentado nesta terça pelo núcleo jovem da Editora Abril em um evento no Ibmec São Paulo aponta sete ações eficientes para o jovem contemporâneo:

- ig Game: conceitos de jogos eletrônicos são adaptados para acontecer nas ruas de uma cidade.

- Nanoconteúdos: Filmes, sites ou textos bastante curtos (qualquer relação com o microblogging não será coincidência).

- Big Seed Marketing: tendência de se comunicar com o jovem através de redes de relacionamentos, como o Orkut.

- Mob Maps: informações pessoais de jovens, postadas por eles na internet, passam a ser usadas para a criação de uma estratégia de comunicação com este público.

- Creative Commons: empresas e consumidores disponibilizando conteúdo através na licença, facilitando a apropriação uns pelos outros.

- Ficção Caótica: no qual a reunião de público em torno de uma história pode produzir uma inteligência ainda maior para a divulgar o produto.

- Alternate Reality Games (ARG): narrativas que se espalham por diversas mídias, fazem uso da inteligência coletiva e precisam lidar com conteúdos produzidos pelos fãs.

Veja as explicações completas no site da meio&mensagem.

terça-feira, outubro 02, 2007

EUA: Infografia ajuda a decidir voto


A infografia "Play the Candidate Match Game", do USA Today, convida os eleitores a responder uma pesquisa sobre os temas predominantes na campanha eleitoral (Guerra do Iraque, Aquecimento Global, casais do mesmo sexo, imigração etc) e aponta dos pré-candidatos mais afins às suas opiniões.

Como disse o André Deak (que deu a dica), trata-se uma infografia "com foco no cidadão".

(Pouco afeito à política interna dos EUA, me surpreendi "votando" em um republicano...)

segunda-feira, outubro 01, 2007

(BH) Vaga Webdesigner

Um "amigo de um amigo" está precisando de um webdesigner com dois anos de experiência.

O salário é de R$2000. Este valor fora passado pela fonte que divulgou a vaga. De acordo com o responsável, "é negociado de acordo com a experiência do candidato e os interessados devem cadastrar currículo e portfolio pelo site www.studiosol.com.br"

Noticiabilidade discutida ao vivo em Portugal

O que é mais importante em um telejornal: uma inserção ao vivo de um repórter sobre a chegada no aeroporto de um técnico de futebol ou a entrevista em estúdio com um político convidado?

Discontente com a interrupção de sua participação, o português Santana Lopes se reduza a continuar a entrevista para o canal Sic Notícias.

Será que algum político brasileiro teria coragem de peitar assim um canal de TV?



Outro episódio do gênero foi protagonizado pela âncora da rede norte-americana
MSNBC, Mika Brzezinski, que se recusou a apresentar uma notícia sobre Paris Hilton e chegou a rasgar papéis e levantar-se da cadeira.



Particularmente, acho o vídeo português muito mais intenso, chegando a ser constrangedor.

Via Jornalismo e Comunicação