segunda-feira, agosto 27, 2007

Herdeiro do Estadão e a mídia de hoje

Rodrigo Lara Mesquita, bisneto de Julio Mesquita, fundador d'O Estado de S. Paulo, analisa a história do jornal à luz dos avanços do século XX e das mudanças sociais. Opina sobre a polêmica com os blogueiros: "dou-me o direito de acreditar que os gestores do Estadão pisaram na bola sem querer. Ou, talvez, por falta de informação".

Via Blog do GJOL
P.S.: curioso, mas pouco representativo o título do vídeo: De Gutemberg a McLuhan

Áudio-conteúdos a bom preço

Com a popularização dos mp3 players (e dos pen drives), cada vez mais escutaremos audiobooks ou outros "conteúdos falados" durante os delocamentos de carro, ônibus, a pé, no supermercado, na ginástica etc.

No site da Universidade Falada, é possível comprar diferentes arquivos mp3 ou CD para entrega em casa. A Introdução ao Mundo dos Vinhos, por exemplo, custam R$3,95 cada uma das duas partes.

Interessante, vale acompanhar.

terça-feira, agosto 21, 2007

(BH) Linguagem e Tecnologia

Carla Viana Coscarelli (UFMG) e Antônio Carlos Xavier (UFPE) são os convidados da edição de agosto do Ciclo de Estudos Contemporâneos em Língua Portuguesa 2007. Na sexta e sábado, dias 24 e 25 de agosto, eles ministram curso sobre letramento digital, hipertexto e políticas de inclusão digital.

O evento, que acontece na Academia Livros & Letras, conta ainda com a participação de Elisângela Dias Menezes, que falará sobre Direitos Autorais na Internet.

segunda-feira, agosto 20, 2007

Links for 2007-08-19 [del.icio.us]


  • The Future of Software
    The future of software builds on a web of people and computational power beyond what we could imagine even ten years ago. You can see it already: software is increasingly collective, connected, cyborg, closed and open, composed, choreographed, and cogniza

domingo, agosto 19, 2007

Wikipédia no acidente do Vôo TAM 3054

Atualização em 01/09/08 - esta palestra foi ampliada para um artigo acadêmico, apresentado no 31º Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom): Wikipédia como espaço de interações e a redação coletiva de artigos sobre o vôo TAM 3054 (PDF).

Grandes tragédias têm sido ocasiões especiais para verificarmos os potenciais da produção colaborativa de conteúdos. Desde o 11/09, passando pelos atentados aos metrôs de Londres e Madri, Tsunami, a apuração e publicação de informações por "pessoas comuns" fizeram a diferença.

No caso do acidente no aeroporto de Congonhas , em SP, a Wikipédia mostrou sua força. Na primeira hora, foram registradas 53 contribuições ao artigo Vôo TAM 3054, "inaugurado" 1h40 após a tragédia. Em 3 horas, 150; em 12 horas, 250 alterações.

Os slides abaixo, apresentados no IV Seminário de Cibercultura e Convergência Digital, trazem um estudo de caso sobre a construção do texto deste artigo, além de uma breve apresentação sobre wiki e web 2.0. Em seguida, algumas observações e links interessantes:


Como esperado, em grande parte as informações acrescentadas nos "wiki-artigos" relacionados com o acidente tiveram como fonte de informação a grande imprensa. O número de passageiros e de mortos, por exemplo, foram atualizados de acordo com a divulgação pelas autoridades através dos MCM.

Chamou-me atenção o processo de negociação entre os wikipedistas pela publicação ou não de uma informação ainda não totalmente confirmada. Por exemplo, a causa do acidente, apontada às 20h57 (horário de Brasília) como "aquaplanagem", foi alterada às 22h10 por "desconhecida".

A "disputa" mais intensa deu-se em torno do artigo sobre o deputado federal Júlio Redecker. Um resumo da agência Reuters, baseado na fala do seu chefe de gabinete, divulgou que o deputado gaúcho estava no vôo, e imediatamente ganhou os portais noticiosos, como o G1. (Para outras informações sobre os destaques dos portais, visite o post do Intermezzo A cobertura online nas primeiras horas).

Na Wikipédia, foi travada uma dura discussão sobre a veracidade ou não da informação, já que não havia confirmação oficial. A disputa levou ao bloqueio de edições do artigo sobre deputado por um administrador, o que causou indiginação de alguns wikipedistas. Somente após a confirmação oficial pelo PSDB e pelo governador de SP a edição foi liberada.

Enquanto para os grandes veículos o despacho de agência baseado na fala de um assessor do deputado significou a publicação imediata da "quase-notícia", na Wikipédia o rigor pela precisão da informação adiou sua publicação definitiva por quase 4 horas.

Breve conclusão: embora baseados nas informações divulgadas pela imprensa tradicional (inclua aqui os portais), os wikipedistas atuaram como novos filtros para a públicação das informações, dando à Wikipédia uma dinâmica mais lenta, conflituosa e rigorosa que a maioria dos veículos. Neste caso, a falta de cuidado em aguardar a confirmação da informação não ocasionou um erro da imprensa, mas, como relatou Alex Primo no post Acidente Aéreo e Jornalístico, não teve a mesma "sorte" o repórter d'O Globo que noticiou erroneamente a morte de um professor de Comunicação da UNB, confundido-o com um homônimo.

Por fim, vale citar a crise de identidade pela qual a Wikipédia passa em situações como essa. Concebida como uma enciclopédia (fonte de informação que ignora o factual), acabou engolindo o Wikinews e se tornando uma experiência colaborativa que ultrapassa as fronteiras dos gêneros textuais.

Quando o usuário Rafael Max ressaltou a instantaneidade da Wikipédia ("Os caras da wiki não perdem tempo! Rapidinho já tem um artigo sobre o ocorrido, e o pior é que tem páginas em outras línguas") e outro comunicou que "O NOSSO artigo virou notícia no portal de notícias da G1 da Rede Globo de Televisão", o wikipedista Jo Lorib logo ponderou:
Menos, pessoal, menos. Sem euforia só por que saiu notinha na Globo ou fizeram um artigo, afinal aqui ainda é uma enciclopédia

Atualização em 20/08 - Os áudios das palestras deste primeiro dia estão disponíveis para download no Ponto Eletrônico.

sábado, agosto 18, 2007

Zeitgeist em mapas

Para John Battelle, autor do livro A Busca, o hábito de procurar "tudo" via Google e afins "está construindo possivelmente o mais duradouto, forte e significativo artefato cultural da história da espécie humana”.

Ciente disso, o Google manteve durante anos o Zeitgeist ("espírito do tempo", em alemão), que mais que um ranking das palavras mais buscadas no mundo, trazia um panorama interessantíssimo sobre os interesses das pessoas conectadas, inclusive país a país (sem muitas explicações o serviço parou de ser atualizado em maio de 2007 e deu lugar ao Hot Trends, que traz apenas as buscas diárias nos EUA).

Pois bem: o instituto alemão (?) Incom criou mapas no melhor estilo tag cloud com as palavras mais procuradas por continente. Abaixo as consultas feitas ao "oráculo" na América do Norte:



Pelo pouquíssimo que deu pra entender do site, eles também vendem posters.

Dica do blog Planta Baixa.

segunda-feira, agosto 13, 2007

(BH) Audiências Prêmio Aberje

As audiências públicas do Prêmio Aberje 2007 (região Minas Gerais e Centro-Oeste) acontecem nesta terça e quarta, dias 28 e 29/08, na Faculdade Estácio de Sá.

Trata-se uma ótima oportunidade de conhecer conceitos de cases de comunicação empresarial de empresas de diferentes portes e ramos de atuação. Não é necessário inscrever-se.

(BH) IV Seminário de Cibercultura e Convergência Digital


O evento acontece de 20 a 22 de agosto (segunda a quarta) no Auditório 309 da Fumec (prédio FCH). Começa às 9h20 e segue até 11h. Faça sua inscrição.

Como o horário é ingrato para a maioria (quer dizer, a maioria sequer está em BH), prometo postar aqui o material que estou preparando a minha palestra. Terei a árdua tarefa de abrir o seminário (e acordar a turma de alunos após o fim de semana...).

Valeu pelo convite, JR.

Programação:

Dia 20

Produção colaborativa de conteúdos em sistemas wiki

Carlos D´Andrea

Tecnologias móveis: informação e interação em novo espaço de fluxos

Camila Mantovani

Dia 21

Desafios sociais da digitalização das comunicações

Adilson Cabral

Colaboração e arquitetura de participação em ambientes digitais corporativos

Alessandra Nahra Leal

Dia 22

Comunicação intercultural e fluxos informacionais: dispositivos técnicos, interações e interfaces
Maria Aparecida Moura

A História é um jogo?: games, juventude e aprendizagens em História

Eucídio Arruda


sexta-feira, agosto 10, 2007

(BH) 1º Seminário sobre TV Pública na Era Digital

A Rede Minas promove nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, um encontro com o jornalista Nelson Hoineff, presidente do Instituto de Estudos de Televisão. É o primeiro de uma série mensal que a emissora pretende organizar.

Mais informações e inscrições.

(BH) Aviso aos visitantes

A maioria dos visitantes deste blog (segundo o Google Analytics) vem de diferentes cidades brasileiras e de países como Portugal, EUA e Inglaterra, entre outros.

Apesar disso, tenho publicado com frequência crescente informações de interesse local, mais especificamente notícias e eventos de Belo Horizonte, onde resido. Tratam-se dos meus dois centavos de contribuição para o "hiperlocalismo", tendência em que acredito bastante.

Tentando agradar a gregos e troianos, portanto, passarei a acrescentar (BH) nos títulos de posts de interesse local, facilitando a leitura principalmente de quem acompanha o blog via RSS.

Links for 2007-08-09 [del.icio.us]


quarta-feira, agosto 08, 2007

Pluralização no jornalismo participativo

Marcelo träsel, no blog m a r t e l a d a, divulga a publicação de sua dissertação de mestrado pela UFRGS: A pluralização no webjornalismo participativo: uma análise das intervenções no Wikinews e no Kuro5hin (pdf, 271 páginas).

Li e recomendo.

Primeiro porque é umas das raras pesquisas acadêmicas sobre produção colaborativa na web. O objetivo principal do trabalho foi verificar se a participação do público nas duas plataformas de jornalismo participativo resulta numa pluralização do processo de produção jornalístico.

Os dados finais são muito interessantes: grande parte das contribuições analisadas contribui para um enriquecimento do conteúdo jornalístico, ainda que poucas pessoas sejam responsáveis por boa parte das interferências.

Outro motivo para leitura é a revisão bibliográfica. Chamou-me atenção especialmente o conceito de gatewatching, em oposição à idéia de gatekeeper tradicionamente estudada nas teorias do jornalismo.

Atribuído a Axel Bruns, autor do livro “Gatewatching: Collaborative Online News Production”, gatewatching significa uma mudança na dinâmica de filtros que determinam o que é e o que não é notícia. Se antes os jornalistas trabalhavam como "leões-de-chácara" das informações, determinando o que chegaria ou não até o público, cada vez mais este poder é relativizado por inúmeras pessoas que passam também a atuar como editores, ajudando selecionar conteúdos a partir da imprensa tradicional.

Em sites como Wikinews, aponta Träsel, este processo é especialmente importante, já que grande parte das matérias são baseadas em informações elaboradas por jornalistas, mas a sua reconstrução no ambiente wiki significa um novo e mais democratico processo de edição.

Links for 2007-08-07 [del.icio.us]




segunda-feira, agosto 06, 2007

Cobertura Multimídia 2


Lembra da cobertura multimidia do Festival de Inverno da Savassi?

Pois é, rendeu duas novidades:

1) O artigo Notas de uma cobertura multimídia (com estudantes), publicado no site Jornalistas da Web, onde faço um breve relato e reflexão sobre a experiência (valeu pelo convite, Mário).

2) Acabou neste domingo a cobertura do Savassi Jazz Festival. A equipe vai editar os vídeos, áudios e fotos ao longo da semana e em breve apresento o resultado por aqui.

Atualização em 10/08 - o artigo foi reproduzido no Comunique-se, que bacana!

sábado, agosto 04, 2007

Links for 2007-08-03 [del.icio.us]


sexta-feira, agosto 03, 2007

Paciência ao assinar via Abril

Leitor constante da revista Piauí desde seu lançamento, decidi enfim assiná-la.

Certamente por causa da estrutura comercial enxuta, os donos da publicação terceirizaram a gestão das assinaturas com a maior editora do país, a Abril.

Fui no site Assine Abril, preenchi o cadastro (cuidado, não funciona com Firefox), escolhi a forma de pagamento que me interessava (boleto bancário) e fui surpreendido com os seguintes dizeres ao final:

Atenção: Você receberá em 15 dias uma mensagem eletrônica no e-mail, contendo o link para acesso ao boleto. Caso você não visualize o boleto em até 4 dias, o mesmo será enviado pelos Correios automaticamente.

E outra: a revista pode demorar até 6 semanas para chegar à minha casa.

15 dias para enviar um boleto bancário por e-mail?
Em que circustância receberei o boleto pelo correio? Não entendi.
E devo esperar duas edições para receber um exemplar da revista?

Será que todas as revistas da Abril demoram tanto ou é um "brinde" para parceiros como Piauí?

Depois reclamam que as publicações têm dificuldade de se viabilizar...

quinta-feira, agosto 02, 2007

Links for 2007-08-01 [del.icio.us]


  • Boing Boing: Books shaped like cigarettes
    Tank is launching a series of books designed to mimic cigarette packs – the same size, packaged in flip-top cartons with silver foil wrapping and sealed in cellophane.

quarta-feira, agosto 01, 2007

A batalha das fotos compartilhadas

Alguma dúvida de que o Flickr é uma opção melhor que os Fotologs?

Então assista ao vídeo a la Street Fighting produzidos pelos alunos do curso de Comunicação Digital da Unisinos.



WEBFIGHT 2.0 from Comunicação Digital and Vimeo.

Links for 2007-07-31 [del.icio.us]


  • FENAJ - O fim do Diário da Tarde, 77 anos depois
    A decisão pelo fechamento do Diário da Tarde foi tomada após uma série de medidas e ações equivocadas da atual diretoria da SA Estado de Minas, empresa que controla os negócios dos Associados em Minas Gerais, entre eles os jornais Estado de Minas e
  • CULTURA E MERCADO - O futuro do CD
    O avanço da tecnologia digital tem colocado de cabelos em pé a indústria fonográfica e ao mesmo tempo torna cada vez mais incerto o destino dos CDs, tão novos e já tão obsoletos. Outra incógnita é quanto ao formato do mercado musical. O futuro ab