quinta-feira, maio 31, 2007

Surface: mouse com os dias contados?

Ainda que seja caro e tenha um número limitado de aplicações, o lançamento do Surface traz à tona uma velha discussão sobre a evolução das interfaces computacionais.

Sem teclado ou mouse, a lógica agora é do touchscreen (não custa lembrar que o IPhone também funciona assim. Na mesa de 30 polegadas da Microsoft, fica clara ainda tendência de integração dos dispositivos aos espaços da casa (ou da cidade), rompendo os limites entre os objetivos físicos e virtuais. Alguém mais já está com saudade de segurar uma foto?.

Por ora, basta o vídeo:



Update 01/06: no Japão rola um concurso chamado 1-Click que apresenta usos poucos usuais do mouse. Está tudo em japonês, mas dá pra navegar via imagens. Aliás, é curioso clicar sem entender uma palavra (digo, ideograma). Via Celso Pupo, na lista JW.

Links for 2007-05-30 [del.icio.us]




quarta-feira, maio 30, 2007

quarta-feira, maio 23, 2007

Links for 2007-05-22 [del.icio.us]


segunda-feira, maio 21, 2007

Percepções sobre o Orkut

Frederick van Amstel, o fundamental Usabilidoido, está fazendo uma pesquisa sobre o "papel do Orkut na vida das pessoas". Basta preencher a pesquisa (qualitativa) online e aguardar a publicação dos resultados no site.

Se tens interesse no tema, vale a pena dar uma olhada no artigo As ferramentas da internet e interação social: usos e apropriações por jovens de uma faculdade particular brasileira, que publiquei ano passado com o Paulo e Aleska, dois orientandos de Iniciação Científica, no III Congreso ONLINE OCS. O Orkut é uma das ferramentas citadas.

Palestra Web Economy


Berthier Ribeiro-Neto, professor do DCC/UFMG e diretor da Google Brasil (foi um dos fundadores da Akwan, empresa comprada pela gigante .com em 2005), ministra a palestra
"The Web Economy: Trends and Some Technical Issues" (A economia da Web: desafios e algumas questões Técnicas).

Será na quarta-feira, dia 30/05, no auditório Azul da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

sábado, maio 19, 2007

Links for 2007-05-18 [del.icio.us]


  • Joost muda modelo de propaganda na TV
    Com a abertura deste novo modelo de TV pela web, é possível abolir propagandas. Para profissionais da área, é hora de pensar em novas idéias e conceitos de publicidade televisiva.
  • Fique em dia com aplicações do Google Earth
    O Google Earth está se tornando uma ferramenta utilíssima para jornalistas. Situar bem os fatos, inclusive espacialmente, é elemento fundamental da contextualização, uma das caracteríisticas do bom jornalismo.

quinta-feira, maio 17, 2007

Links for 2007-05-16 [del.icio.us]


  • Observatório da Imprensa - ENTREVISTA / NELSON TRAQUINA
    "Por que os estudos teóricos contribuem pouco para melhorar o jornalismo? Deve ser porque os jornalistas lêem pouco sobre eles", dispara Nelson Traquina, professor catedrático em Jornalismo do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade


quarta-feira, maio 16, 2007

TV e a fragmentação da audiência

As grandes emissores norte-americanas perderam 2,5 milhões de telespectadores desde fevereiro de 2006. O colunista Mike Elgan, da Computerworld, listou 3 motivos: a popularização do TiVo, a ausência de programas em alta definição e a boa e velha internet.

Para minimizar os problemas, recomenda aos executivos da TV um rastreamento mais eficaz dos arquivos gravados via TiVo e a oferta de mais conteúdos em HD.

Enquanto isso, o instituto de pesquisa Forrester afirma em relatório que 2007 será o ápice para o mercado de venda online de vídeos. Apesar do crescimento de quase 200% em relação ao ano passado, a tendência é adoção de anúncios, e não mais assinaturas ou vendas avulsas.

Segundo o responsável pelo estudo, "as redes de televisão e de cabo vão sair dos downloads pagos para streams suportados por anúncios nos quais se tem maior controle sobre os anúncios e sobre a audiência".

Movam-se, emissoras!

Links for 2007-05-14 [del.icio.us]


sexta-feira, maio 11, 2007

Links for 2007-05-10 [del.icio.us]

segunda-feira, maio 07, 2007

Mkt de Guerrilha no Rede Mídia

As inusitadas e eficientes ações de Marketing de Guerrilha, cada vez mais comuns dentro e fora das redes digitais, são o tema do programa Rede Mídia, que a Rede Minas de TV exibe (só pra MG, é claro) nesta segunda, às 21h30.

Os convidados são Tiago Palhares, sócio-diretor da Atake Comunicação Alternativa, e Angélica Passos, planejamento da Tom Comunicação. Este que vos fala também gravou depoimento analisando a avanço das novas técnicas de divulgação no contexto de onipresença e saturação midiática.

Domingo, dia 13, às 21h30, o programa será reprisado.

quinta-feira, maio 03, 2007

Vídeo de Bolso e TVs Públicas

Duas importantes iniciativas extraídas do site do Ministério da Cultura:

Lançamento das primeiras produções do projeto Vídeo de Bolso, que estimula a produção audiovisual com dispositivos simples como celulares e câmeras digitais para veiculação na web. Os vídeos devem ter até 1 minuto de duração. O projeto por ora se restringue ao Ponto de Cultura da Vila Buarque, em SP, mas espera-se que seja levado para o resto do país.

Acontece de 08 a 11 de maio, em Brasília, o I Fórum Nacional de TVs Públicas, que vai reunir mais de 500 participantes entre representantes das emissoras, orgãos reguladores, universidades, ONGs e membros de emissoras estrangeiras, como a BBC, NHK (Japão) e a RTP (Portugal).

Um dos assuntos que vai movimentar o Fórum será a proposta de implantação de uma Rede Pública de televisão no Brasil, a despeito das duras críticas da impressa e de parte da sociedade.

A maioria que não estiver em Brasília pode:
- participar via internet (infelizmente o site não explica exatamente como);
- se estiver em BH, assistir no auditório reservado da Rede Minas;
- pelo menos dar uma olhada nos volumes 1 e 2 do Caderno de Debates produzido pelos grupos de trabalho.


(Muito) mais convites para Joost

Saindo do Beta, o Joost liberou 999 convites.
Deixe um comentário abaixo que envio pro seu e-mail.
Tem pra todo mundo...

terça-feira, maio 01, 2007

Roteiro Podcast em português

Estou produzindo podcasts com os alunos da disciplina Novas Mídias e publiquei uma página com links para diversos programas em português, dicas de leituras sobre o tema, referências dos softwares recomendados para edição e publicação e outras informações.

Está tudo reunido na protopage, aberta para acesso de qualquer interessado.

A página estará em constante atualização nas próximas semanas e aguardando sugestões...

Doc. From Pamphlet to Blog

"A idéia de que 'o mundo' pode comunicar-se com qualquer lugar, praticamente simultaneamente, não é nova. A novidade que torna a internet tão importante não é o fato de ser global, ou rápida, mas estar nas mãos de pessoas comuns"

Trecho acima é uma livre tradução de um dos depoimentos de Chris Daly, professor de jornalismo da Universidade de Boston, ao documentário Citizen Journalism: From Pamphlet to Blog, que narra os avanços do "jornalismo cidadão" na era digital.

Avanços, e não necessariamente inovações, já o vídeo mostra práticas muito anteriores ao computadores que já envolviam pessoas não vinculadas a empresas jornalísticas.
O britânico Thomas Paine, por exemplo, editou um dos mais importantes panfletos na América do século XVIII, o Commom Sense.

Links for 2007-04-30 [del.icio.us]