sábado, fevereiro 24, 2007

Festival de "filmes de bolso"


Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Festival Pocket Films, realizado desde 2005 no Centro George Pompidou, na França, exclusivamente com produções realizadas em telefones celulares.

São aceitos todos os gêneros (documentários, clipes, ficção) e as inscrições vão até 30 de março.

Links for 2007-02-23 [del.icio.us]

  • Mojiti
    Mojiti lets you tell the story your way. Dive into the experience by annotating video with text, shapes, images and more.
Adicionando: já está no site uma versão legendada do Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us, o vídeo acadêmico mais viral dos últimos tempos (um milhão e meio de exibições em menos de um mês, só no You Tube). A tradução e dica foram do Charles Pilger.


quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Curso sobre mercado editorial

Diante do desconhecimento sobre como funciona o mercado editorial no Brasil, o curso "Como funciona o mercado editorial brasileiro" pretende mostrar quais são as melhores maneiras de entrar ou se beneficiar deste sofisticado ramo da produção intelectual. O professor escolhido foi Sério França, coordenador editorial da Editora Record, com aulas ministradas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O curso, que conta com dez aulas, começa no dia 19 de março, no Campus II das Faculdades Integradas Helio Alonso (r. da Matriz 49, Botafogo - RJ). Informações pelo telefone 21-2102-3220/21023232 ou pelo e-mail: extensao@facha.edu.br.

Nota extraído do site PublishNews

Sundance Film Festival - só nos celulares


Cinco curtas produzidos por realizadores independentes especialmente para a mídia celular são a atração do
Sundance Film Festival Global Short Film Project, o braço mobile do famoso festival indie presidido por Robert Redford.

A novidade é que os vídeos disponíveis a partir de hoje, 15/02, rodam apenas em celular - não é possível sequer assistí-los pela web. Após enviar uma mensagem de texto, o usuário recebe outra com o link exclusivo para assistir em streming ou fazer o download. Então é possível transferi-los por bluetooth ou cartão de memória.

Fora isso, apenas download via bluetooth no estande do festival no 3GSM World Congress, que acontece esta semana em Barcelona.

Então tá ;-( ...


Introducing the book

Dificuldade para operar as novas tecnologias?
Não se preocupe, os antepassados tiveram problemas ... com os livros.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

A Wikipedia é um sanitário público?

Atualização em jul.2008: tenho publicado vários posts sobre wiki, que é o objeto de estudo do doutorado que iniciei em 2008. Para acessá-los, siga a tag wiki.

A prática de copiar artigos em trabalhos escolares, a conivência dos professores, a profusão de verbetes cheio de erros técnicos e frases auto-promocionais são críticas costumeiras à Wikipedia e retomadas pelo artigo Referência Fast-Food, de Antonio Luiz Monteiro Coelho da Costa, na Carta Capital.

O mais interessante é o depoimento de Larry Sanger, editor do fracassado projeto Nupedia, cujo esboço foi a Wikipedia, ao site kuro5hin em 2004. Diz o texto de Antonio Luiz Monteiro Coelho da Costa, que não indica se trata-se uma declaração literal:

"A comunidade da Wikipédia tem uma cultura antiintelectual. Falta respeito para com a perícia e experiência de especialistas e sobra tolerância para com quem os despreza e ridiculariza. Quem tem qualificação, mas pouca paciência, desiste: ao editar artigos sujeitos a qualquer controvérsia, terá de defender exaustivamente suas opiniões contra leigos ineptos, prontos para desfigurar seu trabalho e denunciar suas objeções como “censura”. Se reclamar, receberá um passa-moleque ou um pedido para “cooperar” com colegas incultos e pouco razoáveis. Muitas pessoas capazes, dispostas a cooperar educadamente com parceiros que fossem racionais, bem informados e bem-intencionados, caíram fora".

Em outra reflexão, Coelho da Costa ataca o Google, que ao dar grande peso ao número de links recebidos por um site classificado na busca, estaria colaborando para a perpetuação de referências consagradas por uma minoria desinformada e acrítica e ajudando a "proteger oligopólios da informação, o pensamento único e a mediocridade".

O tiro de misericórdia é do ex-editor-chefe da Encyclopedia Britannica Robert McHenry: "Quem vai à Wikipédia aprender algo ou confirmar um fato está na situação de quem visita um sanitário público. A imundície pode ser evidente e levá-lo a ter cuidado, ou a aparência de limpeza pode lhe dar uma falsa sensação de segurança. O que ele certamente não sabe é quem foi o último a usar a privada".

É um bom tema para debate.

Links for 2007-02-08 [del.icio.us]


  • WAN - Newspaper Growth Defies Conventional Wisdom
    Contrary to conventional wisdom, newspaper circulation is growing and new newspapers are being launched at a remarkable rate, new and revised data from the World Association of Newspapers shows.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Links for 2007-02-07 [del.icio.us]


  • CURSO EM ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO EM PROJETOS WEB
    Com uma programação equilibrada entre teoria e prática, este treinamento, ministrado por Guilhermo Reis, especialista em Arquitetura da Informação e Usabilidade, merece a atenção de quem sabe da importância estratégica da estruturação de inform

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Links for 2007-02-06 [del.icio.us]


  • CELACOM´ 2007
    O Celacom é um congresso promovido anualmente no campus da Universidade Metodista de São Paulo, por iniciativa da Cátedra UNESCO de Comunicação. Eventualmente tem sido organizado por outras instituições, como é o caso da edição 2007, quando ser
  • Programadora BRASIL
    A Programadora Brasil é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, através da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), para fazer chegar a todas as telas a produção brasileira contemporânea e os filme


terça-feira, fevereiro 06, 2007

Publicidade participativa


Experiência cada vez mais difundida e discutida no setor jornalístico, a participação de consumidores comuns (ou ao menos aberta a eles) na produção de comerciais marcou época neste fim de semana. A exibição ao menos três comerciais produzidos com direta participação do público foi um dos destaques dos intervalos do Super Bowl, que tem o break comercial mais cara da TV mundial.

Um deles é fruto do
"Chevy Super Bowl College Ad Challenge", lançado ano passado pela GM para incentivar grupos de estudantes a produzir roteiros de vídeos, incluindo storyboards e scripts, visando divulgar seu novo carro, o Chevy HHR, junto ao público jovem. A vencedora teve seu vídeo produzido com apoio da agência do cliente e exibido durante o SuperBowl.

'Live the flavor', o comercial dos salgarinhos Doritos produzido também a partir de concurso, repercutiu ainda mais: é, segundo ranking dos usuários do YouTube, o favorito entre os comerciais da última noite de domingo.

Mais do que uma simples redução de custos, a estratégia visa envolve os consumidores com os conceitos dos produtos e campanhas, provocando uma inevitável divulgação viral em torno da ação. As exibições na mídia de massa, em horário de pico, coroam uma disseminação viral que começa meses antes - e com custo mínimo, claro.

O próximo case já tem data marcada: a Dove promete exibir no intervalo da cerimônia do Oscar, dia 25 de fevereiro, o melhor vídeo produzido por mulheres comuns, que os submeteram através do site e agora aguardam a avaliação do juri.

Lent, no blog Viu Isso, levanta uma questão interessante: sobre o comercial dos Doritos, anota que "não é simplesmente um filme feito por um “consumidor”. É um comercial perfeito, bem filmado, editado, finalizado. É um trabalho profissional, feito por alguém que entende do assunto e tem preparo".

Outro anunciante,
NFL (National Football League), teve seu comercial "participativo" produzido por um publicitário, que se cadastrou como um consumidor comum na disputa "Pitch Us Your Idea for the Best NFL Super Bowl Commercial Ever. Seriously."

Tema para novas discussões.

Os cases foram extraídos do Blue Bus, que têm publicado várias notas sobre o tema.


Links for 2007-02-05 [del.icio.us]


  • Welcome to eyespot
    Use the Mixer to edit and combine your videos, photos and music online. Share mixes by email, blog, download or cell phone for free!