quarta-feira, janeiro 31, 2007

IPTV x TV Digital

“A internet irá atropelar a TV digital”.

A afirmação de Alberto Luchetti, fundador da allTV e presidente da Associação Brasileira de Emissoras de IPTV, soa polêmica e desafiadora.

Enquanto as atenções e investimentos ao longo do ano devem concentrar-se na implementação da TV Digital brasileira (ou melhor, no Brasil), a transmissão audiovisual via internet cresce devagar, mas tem futuro claro e promissor.

De uma vez por todas: IPTV não é TV na internet (streaming, Youtube e afins). Trata-se do uso do protocolo IP (a princípio em qualquer plataforma com acesso à internet) para transmitir conteúdo audiovisual. As vantagens são inúmeras: os canais não dependem de concessões do governo, o telespectador liberta-se definitivamente da lógica de grade de programação e ganha autonomia para assistir qualquer programa, em qualquer lugar, a qualquer momento - tudo isso se exploradas as potencialidades máximas da rede, claro.

Um das iniciativas prometidas para o ano é a Oi TV, que será distribuída via celular (em streaming), internet (assinantes Velox) e TV por assinatura (a Way TV, serviço de cabo em algumas cidades mineiras, vai adotar o novo nome e passaria a ser transmitida via internet).

Como é usual no processo de convergência tecnológica, um dos grandes entraves é a legislação. A queda de braço no caso é entre as empresas de telefonia, ávidas por amplar seus serviços, e o setor de TV por assinatura, que teme o avanço das ricas telecoms sob seu nicho de mercado.

Outros problemas são a instabilidade das plataformas e necessidade de ampliação da largura de banda (mesmo para os já usuários de internet a cabo, principalmente se considerada a possibilidade de alta definição).

Por via das dúvidas, anotem aí minha frase de efeito para daqui uns anos:
"A IPTV e a TV Digital viraram a mesma coisa".

Visite o site do IPTV Latin America - infelizmente sem notícias do evento que termina hoje, dia 31. Acompanhe a cobertura do Tela Viva.

Links for 2007-01-30 [del.icio.us]


  • Social Interactive Television - Workshop EuroITV 2007
    In this half day workshop on social interactive television, researchers and practitioners will discuss issues related to different aspects of social television, such as social television program genres, implementing social features, designing for and eval

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Links for 2007-01-28 [del.icio.us]


  • Outrolado
    O Outrolado é um site de conteúdo colaborativo sobre internet, tecnologia, negócios e mídia interativa. Todo mundo pode participar. O objetivo é oferecer uma plataforma para a publicação de artigos, notícias, análises e opiniões sobre assuntos l

 

De volta

Cena típica da semana off-line que passou.

Estamos (quase) de volta.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Links for 2007-01-18 [del.icio.us]

  • Soundslides
    Ridiculously simple storytelling. Soundslides is a rapid production tool for still image and audio web presentations. It runs on OS X and Windows XP.
  • Give to ninemillion.org with every search
    Cada busca efetuada no site criado pela Microsoft resultará em uma doação de US$ 0,01 para uma campanha do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. A iniciativa poderá arrecadar até US$ 250 mil para a educação de crianças.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Links for 2007-01-17 [del.icio.us]


sexta-feira, janeiro 12, 2007

Presente e futuro da BBC (e das emissoras públicas)

Como uma das mais antigas, tradicionais e ricas emissoras de TV do mundo está se posicionando frente à atual mudança de comportamento dos telespectadores? Qual o futuro da empresa símbolo de bom jornalismo e TV de qualidade?

A BBC é um caso único. Sempre financiada por impostos diretos, pagos por todas as famílias britânicas que têm aparelhos em sua residência, a emissora tradicionalmente não precisou preocupar-se com audiência ou viabilidade comercial. Até 2016 esta situação está garantida: a licença-imposto compulsória (TV licence) - 131,50 libras anuais - foi renovada no ano passado.

Criada para cumprir a função de educar e informar todos os cidadãos britânicos, a BBC é cada vez menos uma referência para eles. A audiência dos dois canais abertos (BBC1 e BBC2) caiu de 47% para 33% nos últimos 20 anos; o índice é evidentemente menor nas casas com TV por assinatura ou parabólica: 23%. A idade média dos telespectadores está acima dos 50 anos.

O resto do público? Assiste aos concorrentes ITV e Canal 4, MTV, outros canais por assinatura e, é claro, consome informações (audiovisuais, inclusive) via internet. A
conclusão de um executivo da BBC é sumária: "estamos oferecendo um serviço excessivo para uma audiência branca, de classe média e de 55 anos de idade". Isto é, não justificaria cobrar a contribuição de todos para atender a uma minoria.

Por outro lado, a BBC soube, como poucas empresas da mídia de massa, posicionar-se na era da internet: seus portais são referência em conteúdo jornalístico, inclusive multimídia, e estão cada vez mais abertos às práticas do jornalismo cidadão. Sua influência em nível mundial, antes baseada nos programas radiofônicos do Serviço Mundial, produzido em Londres em diferentes línguas, cresceu muito com a internet.

Esta discussão é importante também para as emissoras públicas brasileiras. Todos pagam, mas quem assiste à TV Cultura, Educativa, Minas e outras regionais? A publicidade (ou apoio cultural), cada vez mais presente nestas emissoras, é a melhor maneira de viabilizá-las? O que estão fazendo para posicionar-se frente à complexidade de mídias existente hoje? A iniciativa da vender programas em DVD através da Cultura Marcas me parece uma das poucas, talvez a única iniciativa interessante.

A maior parte dos dados aqui apresentados foram extraídos da reportagem Public-service broadcasting - The future of the BBC, publicada na revista The Economist e parcialmente traduzida por Jô Amado para o Observatório da Imprensa.

Leia também sobre o Serviço Brasileiro da BBC.

__________

A segunda etapa das férias começa neste fim de semana. Dificilmente algo será postado até o início de fevereiro, quando espero ter folêgo para implementar algumas mudanças sempre adiadas. Até lá.


quarta-feira, janeiro 10, 2007

Links for 2007-01-09 [del.icio.us]


  • Os melhores do jazz em 2006 | clube de jazz
    O jornalista e produtor musical Arnaldo DeSouteiro apresenta sua lista dos melhores do ano no mundo do jazz. Para quem está habituado à DownBeat e Jazz Times irá encontrar agradáveis surpresas.

terça-feira, janeiro 09, 2007

web 2.0 no cibersalão

Com a devida profusão de letras minúsculas e caracteres gráficos, segue convite para debate em BH:

Conversa sobre web 2.0 que procurará percorrer um histórico recente da internet, assim como suas ferramentas de publicação, crítica econômica, supostas vantagens e reais possibilidades.

debate com
Sergio Rosa (Overmundo)
Daniel Pádua (Plataforma Xemelê)
Jorge Rocha (Fumec)
Richardson Pontone (Uni-BH)

conexão uk
Pedro Zaz (brazcast.tv/ Manchester)

local
Estilingue - Ed. Maletta, sobreloja 35

data

16 de Janeiro 2007, a partir das 16 hrs

ao vivo em em:
orelha2.radiolivre.org
irc do indymedia sala #cibersalaobh - moderação online: Vanessa

maiores detalhes: http://midiatatica.org/cibersalao/

organização local
Drica Veloso + Vanessa Santos + Coletivo Estilingue

Links for 2007-01-08 [del.icio.us]


          Complemento à matéria de Pedro Alexandre Sanches na Carta Capital: se curtes Jorge Ben, colocamos no You Tube dois vídeos bem raros do cara: Bebete Vãobora (ou Bebete Caifora) com Trio Mocotó (1969) e Carolina Carol Bela, com Toquinho (1995?).


segunda-feira, janeiro 08, 2007

Impressos em qualquer lugar



A idéia é muito simples: através de um dos quiosques espalhados atualmente por 125 pontos mundo afora, qualquer pessoa pode, em 2 minutos, ler a versão impressa dos principais jornais - ou do seu periódico favorito.

Mais de 190 jornais já aderiram ao processo alternativo de distribuição, entre eles 3 brasileiros: Agora, Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil.

(Poucas) informações adicionais no site da Satellite Newspapers - eles não fornecem sequer o valor do exemplar e a forma de pagamento aceita nas máquinas.

Via Viu Isso?

Links for 2007-01-07 [del.icio.us]



sexta-feira, janeiro 05, 2007

Links for 2007-01-02 [del.icio.us]


  • VI BIENAL IBEROAMERICANA DE COMUNICACIÓN
    Desde la Escuela de Ciencias de la Información ya estamos organizando la VI Bienal Iberoamericana de Comunicación, que tendrá lugar en Córdoba en el mes de septiembre de 2007. El tema de esta Bienal será "Comunicación y poder: Movimientos sociales y