segunda-feira, dezembro 25, 2006

Novos produtos impressos

Os suportes digitais estão ganhando espaço dos veículos impressos, que tendem a ser menos numerosos, menores e com tiragem em queda, certo?

Não é tão simples assim.

"New Print Produts", estudo da Associação Mundial de Jornais (WAN), relata que nos últimos cinco anos, exceto nos EUA, cresceu ininterruptamente o número de publicações em todo o mundo. Hoje mais de 10 mil jornais diários pagos circulam no mundo.

Os autores do estudo apontam três grandes tendências para a mídia impressa: segmentação de público, distribuição gratuita (que registraram um aumento de 137% nos últimos cinco anos) e redução do tamanho do papel para o formato tablóide.

A íntegra da pesquisa pode ser acessada apenas por membros da WAN, mas o sumário está liberado.

___________

Este post encerra o corrente ano. Saímos para uma curta primeira temporada de férias, cheio de expectativas para 2007. Bom fim de ano a todos.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Links for 2006-12-21 [del.icio.us]


Senador spamzeiro

Há algumas semanas venho recebendo e-mails com o remetente Assessoria de Imprensa e subject Resumo da semana.

Seria mais um scan em busca de jornalistas desavisados ou contatos de assessorias que não se preocuparam em configurar decentemente o e-mail institucional?

Um dia resolvo abrir uma das mensagens e surpresa:


O candidato spamzeiro é agora um senador spamzeiro.

Reintero que jamais solicitei o recebimento de e-mais deste parlamentar.

O rodapé da mensagem me dá a opção de descadastro.

Esperaçoso, enviei uma mensagem pra lá.

P.S. - Se depender da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, a situação acima não será considerada spam. Projeto do deputado Ronaldo Vasconcellos (PTB-MG) aprovado em 08/12 considera crime apenas os scans. Segundo o autor, "a mensagem comercial não solicitada, embora esteja sendo usada abusivamente, não coloca em risco o sistema social e não implica na violação de qualquer direito fundamental do cidadão'. Mais na Folha Online.


Atualização em 25/12 - em dois dias, mais dois spams. O descadastramento não funcionou. E a assessoria do parlamentar é de uma redundência sofrível: já anunciaram em 4 mensagens que ele foi eleitor melhor senador blá blá blá.

domingo, dezembro 17, 2006

Links for 2006-12-15 [del.icio.us]



sexta-feira, dezembro 15, 2006

Links for 2006-12-14 [del.icio.us]


quinta-feira, dezembro 14, 2006

Pós em Projetos Editoriais

Aos profissionais de comunicação e áreas afins, cabem hoje novos desafios profissionais:

- Como gerir seus próprios projetos - ou os projetos de seus clientes?
- Qual a equipe ideal e as funções de cada um?
- Qual o melhor suporte para se alcançar "aquele" público-alvo?
- Como as plataformas impressas e multimídia podem trabalhar de forma complementar?

Estas são algumas das questões que vão permear o curso de especialização em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia, oferecido pelo Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte.

Estou à frente do projeto em parceria com a professora Ana Elisa Ribeiro, figura ativa na cena acadêmica e cultural de BH e com experiência em edição de livros.

A novidade já repercutiu no Digestivo Cultural e no Jornalistas da Web. Valeu...

Atualização em 21/12 - notas também no Comunique-se e no Universia Brasil.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Links for 2006-12-12 [del.icio.us]


sábado, dezembro 09, 2006

Band, Abril e o jornalismo institucional de seus veículos

A MTV Brasil pertence ao grupo Abril e há anos reinava sozinha no segmento público jovem-clipes-comportamento.

A Play TV, produzida pela Game Corp, que tem entre os sócios Fábio Luiz Lula da Silva, fez uma parceria com o Grupo Bandeirantes e exibe seus programas na Rede 21 durante o horário nobre da noite.

Desde sua estréia, em julho, a Play TV vem superando a MTV em audiência na Grande São Paulo.

Reações: as revista da Abril, em especial a Veja, vêm batendo forte Game Corp, principalmente devido ao investimento de R$ 5 milhões feito pela Telemar na empresa do filho de Lula.

A Band resolveu revidar. Em editorial e uma série de matérias em seus telejornais, questiona a venda de 30% das ações da Abril para o grupo sul-africano Naspers, acusado de apoiar o Apartheid.

Matéria exibida na madrugada de hoje no Jornal da Noite discecou as relações escusas da editora com o poder em diferentes épocas, especialmente durante a ditadura militar. Confesso que não me lembro de ter visto as víceras da imprensa tão expostas pelos próprios meios de comunicação.

A chapa está esquentando...

Links for 2006-12-07 [del.icio.us]


The World In 2007 | The web is a serial killer
  • Artigo na The Economist: "YouTube exibe mais de 10 milhões de vídeos por dia e tem uma audiência tão grande quanto as maiores redes de TV norte-americanas". Ou seja, a TV é a atual "vítima" da internet ...

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Democratização x velhas mídias

Debate sobre Democratização da Comunicação, realizado na faculdade Cásper Libero, reuniu pesos pesados do jornalismo brasileiro: Caio Túlio Costa (ex-UOL, hoje IG), Paulo Henrique Amorim (muito bem em seu blog, que reproduz os textos linkados abaixo) e Clóvis Barros Filho (USP/Espm).

A julgar pelos relatos, o que se viu foi um massacre da mídia tradicional:

“Se fizermos uma análise precisa das últimas eleições, vamos perceber que há um grande derrotado nessas eleições, que não é o PSDB. A grande derrotada nessa eleição foi a mídia como um todo, porque não conseguiu formar opinião”, disse Caio Túlio.

Para Paulo Henrique Amorim, a imprensa escrita é a indústria perdedora. Ele disse que produzir jornal no Brasil e em muitos lugares do mundo é um negócio tão promissor quanto:
. Ter uma siderúrgica em Pittsburgh
. Fábrica de automóvel em Detroit
. Ou produzir chapéu Côco em Londres

O professor Clóvis Barros Filho disse que há uma crença de que as notícias de internet são lidas por um universo menor de pessoas. “Mas essas notícias tem uma grande capacidade de agendamento social”, disse Barros.

Só não consegui rodar os vídeos ;-(...

terça-feira, dezembro 05, 2006

Links for 2006-12-04 [del.icio.us]



segunda-feira, dezembro 04, 2006

domingo, dezembro 03, 2006