quarta-feira, novembro 30, 2005

Blogs PP Manhã

As turmas do 2º período de PP, turno manhã, planejaram a criação e lançamento de empresas no mercado de BH. Alguns grupo optaram por simular a abertura de franquias de famosos redes internacionais: Burger King, Hard Rock Cafe e Mary K (cosméticos).

Outro grupo preferiu explorar um novo nicho de mercado, propondo a implementação de um
cemitério para animais (Pet Cemetery).

terça-feira, novembro 29, 2005

Blogs RP

Criar uma empresa, mapear seus públicos e elaborar estratégias diferenciadas de comunicação para suas diferentes necessidades são algumas das etapas do trabalho dos alunos de Relações Públicas em Processos e Técnicas com o prof. Rennan Mafra.

Os resultados estão publicados nos blogs Involvimento Treinamento Empresarial, supermercado Super Brasil, Academia Corpo e Saúde e Viver Bem Planos de Saúde.

quinta-feira, novembro 24, 2005

Blogs Mercado Central

A diversidade do Mercado Central foi explorada pelos alunos do curso de jornalismo, que criaram seis blogs para publicar reportagens produzidas sob orientação do prof. Zeca, na disciplina Processos e Técnicas. O desafio aqui foi adaptar o texto jornalístico para uma ferramenta ágil e fragmentada, além de pesquisar e publicar imagens e sites afins.

A História do Mercado Central está contada em um blog. De infinidade de lojas e produtos oferecidos, duas duplas relatam a venda de queijos e animais no sugestivo blog Gorgonzola Dog, outros quatro alunos destacam o comércio de Flor e Artesanato.

O sincretismo e a boa convivência entre as religiões são o foco em Tradição e fé no Mercado Central. Mercado Central é chique Uai! relata sua diversidade cultural e os causos do Casa Cheia, um famoso bar. E por falar nos butiquins, um blog fala só deles, destacando a Competição dos Bares.

Alguma dúvida ou dica sobre o Mercado? Deixe seu comentário por lá...

quarta-feira, novembro 23, 2005

Seminário TV Digital

Acontece aqui em BH, nesta sexta, um Seminário Nacional de TV Digital, que pela programação trará discussões muito interessantes sobre o tema.

Será no CreaMG, portanto em alguns momentos a discussão deve ser mais técnica, mas ainda assim interessantes para profissionais de comunicação. No período da tarde, por exemplo, o convidado é o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

As inscrições via e-mail são gratuitas e a programação está neste documento word.

Devo aparecer por lá.

domingo, novembro 20, 2005

Foto Repórter via celular

O jornal Estadão segue investindo no projeto Fotorepórter (leia post anterior para conhecê-lo). As quase 1500 pessoas que se cadastraram para vender suas fotos agora podem enviar suas imagens também por celular, via MMS (mensagem multimídia, com imagens e/ou vídeos). Leia release no site da Maxipress.

Dica do Marcelo Sander via lista de discussão WebjornalistasBH.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Maxipod

Um dos mais importantes eventos da área de Publicidade pode agora ser seguido à distância: o site Maxipod disponibiliza podcasts (arquivos de áudio no formato MP3) das palestras, debates e entrevistas do Maximídia, realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no World Trade Center, em São Paulo.

Dá pra escutar online, baixar os arquivos manualmente ou cadastrar o feed para download automático.

Não sabe o que é um podcast? "Glogge" então...

Dica do blog Cibercast.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Novos Blogs

Já estão no ar os primeiros blogs produzidos pelas turmas da disciplina!

Foram criados pelos alunos do 3º período, que num trabalho conjunto com a disciplina Antropologia Cultural e orientados pela profª Wânia estão pesquisando e divulgando o mundo de diferentes grupos urbanos, como prostitutas, presidiários, bandas cover e dançarinos da terceira idade.

Visitem os links abaixo e deixem seu recado!

Turma da manhã:
Pé di Valsa - Bailes da Terceira Idade
Vida de um michê !
Bandas Cover

Turma da Noite:
Garotas da Noite...
A Vida atrás das Grades
Amantes não por acaso
No mundo dos dependentes químicos
Moradores de rua

terça-feira, novembro 01, 2005

TV Digital: Introdução

As turmas de Jornalismo e Cinema e Vídeo terão um tema central neste último mês de aulas: TV Digital.

Trata-se de um assunto bastante controverso, pois sua implementação no Brasil está plena fase de pesquisa e negociações políticas. O certo é que muitos processos estão em mudança na produção audiovisual (o que significa que alguns podem conquistar mercados que hoje são de outros...).

O texto TV digital: até aqui, pouca definição, de Marcelo Medieros e publicado pela Revista do Terceiro Setor (Rits), é uma boa introdução às possibilidades técnicas e disputas políticas que envolvem esta tecnologia.