domingo, outubro 30, 2005

Foto Repórter

Os atentados teroristas no metrô de Londres e a passagem devastadora do furacão Katrina pelos EUA deram visibilidade ao inevitável futuro do fotojornalismo. Armados com câmeras celulares, os cidadãos foram os responsáveis pelas primeiras e mais marcantes imagens dos acontecimentos.

Atento a esta tendência, o jornal Estado de S. Paulo acaba de lançar o projeto Foto Repórter, que permite que qualquer pessoa cadastre-se para se tornar um colaborador (remunerado) dos produtos da empresa.

Fim dos repórteres contratados? Oportunidade para free-lancers?

segunda-feira, outubro 24, 2005

A tecnologia faz a oportunidade

Leitura para as turmas do 3º período de PP (e demais interessados):

Entrevista A tecnologia faz a oportunidade, com o publicitário Max Petrucci, que analisa o desafio de incorporar as novas mídias no trabalho das agências brasileiras.

terça-feira, outubro 11, 2005

Material para os trabalhos

Alguns textos e sites legais para as turmas de PP e RP:

Empresas tradicionais do setor de beleza e higiene, com Natura, Boticário e Nivea, que têm boa parte de seu negócio baseado nas relações pessoais (vendedoras-compradoras), discutem suas estratégias de atuação na internet. Espelho, espelho meu é o nome da matéria publicada no Conexão MSN (dica do cc do caio).

O que é mentira (ou verdade) na quantidade de e-mails que recebemos? Consultem uma seção especial do site Info Guerra.

Newsletter ajuda a manter o elo com o cliente;Mate o spyware antes dele chegar ao usuário;
Pontos quentes da mídia interativa este ano; O que é preciso saber sobre busca patrocinada; todos publicados no Webinsider.
Uso ético e legal de bancos de dados, da advogada Patrícia Peck; Publicidade online.E depois do banner ? , do português Jornal de Negócios, e A publicidade on-line avança, da Gazeta Mercantil.

Selecione a partir de seu tema e bom trabalho!

Flash jornalismo

Dois textos para a turma de jornalismo:

Jornalismo multimídia em ambiente Flash, publicado no Observatório da Imprensa (básico do básico para jornalistas. Flash é a tecnologia que permite criar animações e na qual se baseia muitas narrativas multimídia.

Seção de Gráficos Interativos do jornal espanhol ElMundo (os jornais da Espanha são referência no uso da multimídia em seus sites). Reparem que boa parte dos gráficos não contêm todos os elementos da narrativa jornalística - são na verdade complementos fatos relatados através de textos.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Festival mobile

Começa nesta sexta na França um Festival de Cinema de Bolso, que trará em sua programação até um longa-metragem de 90 minutos produzido exclusivamente com celular. Detalhes na matéria da BBC via Folha de S. Paulo: França sedia festival de filmes feitos com celulares. Dica da Karla, da turma de jornalismo.

Os mais curiosos podem ainda passear pelo site do evento.

PS.: Descansem no feriado!

quinta-feira, outubro 06, 2005

Jornalismo multimídia

Jornalistas,

continuando a visita a sites jornalísticos que buscam narrativas multimídia,

visitem a página mantida com material do prestigiado correspondente de guerra Kevin Sites dentro do portal Yahoo! News.

Ele está viajando por várias áreas de conflito ao redor do mundo e enviando, em texto, foto, vídeo e áudio, os detalhes das tragédias humanas causadas pela violência e miséria.

Também está em inglês, mas vamos nos ater à navegação, ok?

Buzz anti-ético?

Para as turmas de PP e RP,
reproduzo abaixo nota de hoje do Portal da Propaganda (ainda não conhece e se cadastrou? Link ao lado...) sobre aspectos legais e éticos do buzz marketing (nos EUA). O tema gerou polêmica em umas das salas...

Alguns advogados especializados norte-americanos estão discutindo a integridade ética na prática de "buzz marketing". O debate gira em torno de duas questões principais: é mandatário revelar o uso da técnica enquanto ela está sendo executada e até que ponto o buzz marketing é eficaz num cenário em que as pessoas sabem que estão sendo alvo de tal forma de divulgação. A associação The Word of Mouth Marketing, que reúne empresas que operam essa prática, publicou recentemente um código de ética declarando que a organização está dentro das normas definidas pela Comissão Federal de Comunicação, a poderosa FCC. Enquanto isso, a BuzzAgent, uma das maiores agências do setor, afirma já estar informando o público quando realiza uma ação.

terça-feira, outubro 04, 2005

Após alguns dias entre viagens e notas, voltemos às novidades ...

Um projeto que já discutimos em sala parece que começa a ganhar fôlego:
Conheça o laptop de US$ 100 do MIT, aquele proposto pelo Negroponte, lembram?
O layout é bem diferente, vejam:














O link é dica do Tadeu, da turma de Cinema e Vídeo, embora muitos tenham comentado comigo.

Mais:

A Riofilme está digitalizando todo seu acervo, permitindo acesso fácil a raridades do cinema br. Vejam matéria no JB: Cinemateca digital traz produção nacional a todos.

Para as turmas de PP e RP, um blog recém-lançado sobre um dos temas que vamos trabalhar agora: Fórum de Discussão: Buzz Marketing, Mkt Viral & Mkt Boca a Boca, elaborado com um projeto acadêmico da faculdade Faap, em SP.